sábado, 10 de outubro de 2009

Timor-Leste representado na Reunião Anual do Banco Mundial e dos Governadores do FMI

COMUNICADO DE IMPRENSA Díli – 9 de Outubro de 2009
Declaração do Porta-voz do IV Governo Constitucional,
Secretário de Estado do Conselho de Ministros

Uma delegação liderada pela Ministra de Finanças de Timor-Leste, Dra. Emília Pires, e acompanhada pelo Ministro da Economia e Desenvolvimento, Dr. João Gonçalves, representou Timor-Leste na Reunião Anual do Banco Mundial (BM) e dos Governadores do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Istambul, nos dias 6 e 7 de Outubro de 2009.

A Dra. Emília Pires proferiu uma mensagem em nome da Nação, delineando o compromisso do Governo em participar e trabalhar junto da comunidade internacional na reforma e fortalecimento da arquitectura financeira global.

Na declaração foi afirmado que “Em última instância, uma crise global tal como a actual crise financeira e ambiental terá de ser tratada através da reconsideração das instituições globais, de modo a melhor prepará-las para os desafios do século XXI”.

O ano de 2009 mostrou-nos que o falhanço dos mercados afecta-nos profundamente a todos.

Seja no campo da economia financeira, do ambiente ou da igualdade do género, percebemosque precisamos de elaborar planos de forma cuidadosa. É necessário que tenhamos estratégias a curto prazo que possam proteger os nossos cidadãos mais vulneráveis, bem como soluções a longo prazo que procurem garantir que estes problemas não afectam as gerações futuras.”

A Ministra das Finanças aproveitou a oportunidade para encorajar uma maior representação das nações em vias de desenvolvimento na governação das Instituições Financeiras Internacionais tais como o BM, o FMI e outros bancos de desenvolvimento bilaterais que lidam com economias emergentes.

A delegação de Timor-Leste manteve também reuniões bilaterais com o Banco Mundial e com o FMI de modo a discutir oportunidades para partilhar capacidades analíticas e para conduzir um novo estudo sobre a pobreza, em coordenação com o censo de 2010, para melhor determinar a situação do País segundo as novas políticas sociais e fiscais do IV Governo Constitucional.

A delegação solicitou igualmente que o Banco Mundial inclua Timor-Leste na publicação anual dos Indicadores de Desenvolvimento Mundiais, dado que Timor-Leste conta com uma população superior a 1,1 milhões. A delegação deu as boas-vindas ao novo Director para Timor-Leste, o Sr. Ferid Belhaj. O Sr. Belhaj irá substituir o Sr. Nigel Roberts, que continuará a ser um amigo de longa data de Timor-Leste.

Ágio Pereira, o Secretário de Estado do Conselho de Ministros e Porta-voz Oficial do IV Governo Constitucional, afirmou que “Estas reuniões são importantes não só para que Timor-Leste se torne uma parte activa e respeitada da comunidade global, como também para representar os nossos interesses nacionais; as necessidades do nosso País e as necessidades do nosso Povo. A nossa única finalidade é aliviar a pobreza tornando-nos uma Nação capaz de vencer pelos seus próprios meios. Creio que esta é a nossa visão colectiva para a Nação.” FIM

Para mais informações é favor contactar Ágio Pereira através do telefone +670 723 0011 ou do endereço de correio electrónico agiopereira@ cdm.gov.tl

Sem comentários:

Enviar um comentário