segunda-feira, 14 de março de 2011

Resolução que aprova o envio de uma equipa de apoio ao Japão

CONSELHO DE MINISTROS

O Conselho de Ministros reuniu-se extraordinariamente este Sábado, dia 12 de Março de 2011, na Sala de Reuniões do Conselho de Ministros, no Palácio do Governo, em Díli, e aprovou:

1. Resolução que aprova o envio de uma equipa de apoio ao Japão

Em consequência do violento terramoto seguido de tsunami que atingiu o Japão, e que provocou grande devastação e um elevado número de mortos, o Conselho de Ministros, em acto de solidariedade e fraternidade (princípios fundamentais consignados na Constituição de Timor-Leste) decidiu aprovar o envio de uma equipa de cem pessoas para ajudar a remover os escombros.

Ainda esta semana, o Secretário de Estado da Formação Profissional e Emprego deslocar-se-á ao Japão para preparar a chegada dos Timorenses, que irão prestar ajuda no Japão, durante um mês, período que poderá ser estendido, de acordo com as necessidades. Bendito Freitas lidera esta equipa de apoio, que é composta por elementos das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste, Polícia Nacional de Timor-Leste, Bombeiros, Cruz Vermelha, jovens, uma pequena equipa médica, e tradutores.

O Primeiro-Ministro de Timor-Leste, chegado este Sábado de visita oficial de três semanas ao exterior, convocou imediatamente esta reunião extraordinária de Conselho de Ministros, para a qual solicitou a presença do Embaixador do Japão em Timor-Leste. Kay Rala Xanana Gusmão apresentou pessoalmente as suas condolências a Iwao Kitahara, e informou o Embaixador Japonês sobre a intenção do Governo Timorense para preparar o rápido envio da equipa de apoio e saber das mais urgentes necessidades do país, nesta altura. O objectivo do Conselho de Ministros, com esta consulta pessoal a Iwao Kitahara, foi coordenar, da melhor forma esta primeira missão de uma equipa de Timor-Leste para prestar apoio a um país que tenha sofrido um desastre natural.

* IV GOVERNO CONSTITUCIONAL
SECRETARIA DE ESTADO DO CONSELHO DE MINISTROS
COMUNICADO DE IMPRENSA: Reunião extraordinária do Conselho de Ministros de 12 de Março de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário