terça-feira, 6 de outubro de 2009

Mais reportagens dúbias sobre alegações de corrupção

COMUNICADO DE IMPRENSA
Díli, 5 de Outubro de 2009

Declaração do Porta-voz do IV Governo Constitucional,
O Secretário de Estado do Conselho de Ministros
Mais reportagens dúbias sobre alegações de corrupção

Um jornalista que abandonou a ABC após algumas reportagens questionáveis tornou-se agora, não surpreendentemente, como funcionário do jornal Australiano.

O artigo mais recente de Steve Holland, publicado a 30 de Setembro de 2009 e intitulado “Vice Primeiro-Ministro de Timor-Leste suspeito de corrupção”, é mais uma vez parco em investigação e detalhes, reflectindo uma história assente em propaganda da FRETILIN.

Holland esqueceu-se de incluir o facto de que Sua Excelência o Vice Primeiro- Ministro, José Luís Guterres, foi Embaixador nas Nações Unidas e Embaixador nos Estados Unidos da América, tendo sido chamado de volta a Timor-Leste durante a altura mais problemática da crise de 2006, para se tornar Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, a convite de Sua Excelência o Primeiro-Ministro do II Governo Constitucional, Dr. José Ramos-Horta, e do Vice Primeiro-Ministro Estanislau da Silva. Sua Excelência Dr. José Ramos-Horta é actualmente o Presidente da República de Timor- Leste, enquanto Sua Excelência Estanislau da Silva é deputado pelo partido da oposição FRETILIN.

A nomeação de Ana Maria Valério como Assessora / Conselheira da Missão Permanente de Timor-Leste nas Nações Unidas foi proposta pelo anterior Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, o funcionário público mais graduado do Ministério, tendo sido aceite pelo então Ministro-adjunto dos Negócios Estrangeiros. A nomeação foi feita de acordo com as normas vigentes para a função pública.

Ana Maria Valério ajudava a Missão Permanente de Timor-Leste nas Nações Unidas desde 2003, sempre que necessário, numa base pró-bono. A nomeação foi feita com base no mérito e com carácter temporário.

Ana Maria Valério licenciou-se em Assuntos do Género e Mulheres, pela Western Cape University, na África do Sul, possuindo também um Mestrado em Globalização e Movimentos Sociais pela St. John’s University, em Queens, Nova Iorque. Na altura em que foi nomeada, frequentava o doutoramento na Nova Escola de Investigação Social, em Nova Iorque.

A decisão de nomear Ana Maria Valério foi tomada durante o anterior Governo da FRETILIN, quando a FRETILIN detinha a maioria absoluta no Parlamento, tendo assim o poder e a autoridade.

A FRETILIN só fez alegações de corrupção após José Luís Guterres se tornar Vice Primeiro-Ministro no IV Governo Constitucional, liderado pelo Primeiro-Ministro Xanana Gusmão.

O Vice Primeiro-Ministro José Luís Guterres jamais se envolveu em qualquer acto ou actos de corrupção, e a implicação de se ter envolvido em actividade criminosa é considerada difamatória.

Esta história nem é nova nem tem qualquer fundamento” afirmou Ágio Pereira, Secretário de Estado do Conselho de Ministros e Porta-voz Oficial do IV Governo Constitucional. “O Vice Primeiro-Ministro Guterres é considerado, sem dúvida, como um dos mais conceituados e respeitados membros do Governo, tanto em Timor-Leste como no exterior. O Vice Primeiro-Ministro Guterres tem servido o País e o nosso Povo sem qualquer falha ou reparo a apontar.”

O Vice Primeiro-Ministro Guterres foi Embaixador de Timor-Leste em Angola, Moçambique e nas Nações Unidas. Aquando da independência em 2002 foi nomeado Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, tendo posteriormente sido o primeiro Embaixador de Timor-Leste nos Estados Unidos da América, e concorrentemente nas Nações Unidas. Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros durante o Governo da FRETILIN e é agora Vice Primeiro-Ministro no Governo de Gusmão. FIM

Para mais informações é favor contactar Ágio Pereira através do telefone +670 723 0011
ou do endereço de correio electrónico agiopereira@cdm.gov.tl

Sem comentários:

Enviar um comentário