terça-feira, 13 de outubro de 2009

O Primeiro-Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão, em visita de trabalho à República

Comunicado de Imprensa Díli, 13 de Outubro de 2009

O Primeiro-Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão,
em visita de trabalho à República Popular da China

Sua Excelência o Primeiro-Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão, parte hoje, dia 13 de Outubro de 2009, para a República Popular da China, acompanhado por uma delegação governamental, designadamente o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Sr. Zacarias da Costa, a Ministra das Finanças, Sra. Emília Pires, o Ministro das Infra-Estruturas, Sr. Pedro Lay, e o Secretário de Estado dos Recursos Naturais, Sr. Alfredo Pires.

A delegação oficial irá participar na “10ª Feira Internacional da Economia e Comércio do Oeste da China”, a convite da Comissão Organizadora da Feira e do Governo Popular de Sichuan.

A “Feira do Oeste” irá ter lugar em Chengdu, entre os dias 16 e 18 de Outubro, e tem como tema principal “Aproveitamento de Oportunidades, Resposta a Desafios, Abertura e Cooperação, Situações em que todos Ganham e Desenvolvimento”, para o desenvolvimento do Oeste da China e para o aumento do intercâmbio internacional e da cooperação económica e comercial entre os países asiáticos.

No dia 14 de Outubro, está igualmente agendada uma visita do Primeiro-Ministro e do Brigadeiro General Taur Matan Ruak, à cidade de Dalian, ao Estaleiro Politécnico onde se encontram os dois navios patrulha da Classe Shangai III, recentemente adquiridos à República Popular da China, e onde 36 militares timorenses da Componente Naval já se encontram a frequentar uma formação teórica de três meses, a que se seguirá a formação prática.

Para além da participação na “Feira do Oeste”, está previsto também a realização de encontros bilaterais e conversações oficiais com altos dignitários chineses, e em particular com Sua Excelência o Primeiro-Ministro, Wen Jiabao, com o propósito de reforçar as actuais relações de amizade e a cooperação entre os dois Países. FIM

Para mais informação, contactar:

António Ramos da Silva,
telefone (+ 670) 72 300 87
gabinetemediapm@gmail.com